Memória

1 - Valores

A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL, foi criada no dia 1 de Agosto de 2007, na cidade de Setúbal. O seu objectivo consiste na promoção e produção cultural, através do património cultural e da criação artística contemporânea. Por outras palavras, a Prima Folia é uma instituição de carácter não governamental que defende e promove os direitos humanos culturais, inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e posterior documentação assinada ao abrigo das Nações Unidas. Os direitos humanos culturais estão igualmente reconhecidos na Constituição Portuguesa e legislação do património em vigor.

Nesse sentido, foram votados, nas assembleias instituidoras, um conjunto de princípios nos quais os cooperantes se revêem e que pautam as acções e intervenções da cooperativa:


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL afirma-se como uma instituição defensora das liberdades de pensamento, de consciência e de religião, das liberdades de opinião e de expressão e das liberdades de reunião e de associação pacíficas.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL afirma que a cultura deve visar o enriquecimento e explanação das potencialidades da personalidade humana, reforçar os direitos e liberdades fundamentais, dignificar os indivíduos, favorecendo a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais, étnicos e religiosos.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL afirma o direito fundamental de todas as pessoas de estarem ao abrigo da fome do conhecimento, seja através da transmissão e ensino do património histórico, cultural e identitário, seja promovendo a adequada protecção, defesa, divulgação e recuperação dos bens culturais, nas áreas onde se implantar.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL promove a cooperação em matéria de protecção, prevenção e denúncia de actos ilegais que atentem contra o património histórico, cultural e ambiental dos povos, nomeadamente os perigos de roubo, exportações ilícitas, destruição, saúde, negligência, incúria, tendo o dever de combater estas práticas com os meios de que dispõe.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL afirma que a cultura deve ser universal e tendencialmente gratuita, e o seu acesso deve ser igualitário, pelo que há que corrigir e combater as diferenças socio-económicas de acesso aos bens culturais entre indivíduos, de forma a defender o princípio de que toda e qualquer pessoa possa tomar parte da vida cultural, de fruir as artes e participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL defende:

  1. o primado de salário igual por trabalho igual, sem discriminação alguma;

  2. a valorização económica do trabalho artístico e intelectual, e do trabalho das ciências do património;

  3. o direito de liberdade e protecção dos interesses morais e materiais ligados à produção científica, literária e artística de autoria própria, conquanto não colidam ou obstaculizem, de facto, a hegemonização da cultura e ciência.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL promove e encoraja o desenvolvimento dos contactos internacionais e da cooperação no domínio da ciência e da cultura, preferencialmente no espaço europeu e da CPLP, não excluindo, todavia, outros países e regiões parceiras.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL não se coíbe de se imiscuir na vida pública, seja elogiando e cooperando com boas práticas, seja combatendo e denunciando as acções que se oponham aos princípios enunciados neste regulamento, os quais se compromete a defender e contribuir para a sua hegemonização na cultura e mentalidade dos povos.


- A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL compromete-se a contribuir para a formação contínua dos indivíduos, a incentivar e apoiar a criação individual e colectiva, nas suas múltiplas formas e expressões e a favorecer a circulação e partilha de bens culturais de qualidade.


2 – Património Cultural

No âmbito do Património Cultural a Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL oferece, na prática, um conjunto de serviços destinados a acautelar e a preservar o património cultural existente. Assim, oferece serviços nas áreas da arqueologia (intervenções arqueológicas) e de conservação e restauro (intervenções de conservação e/ou restauro), bem como na recolha de fontes, dados para registos áudio e audiovisuais, e trabalhos de investigação histórica.

Dentro da investigação arqueológica temos os estudos de impactos arqueológicos, as prospecções, a realização de sondagens, escavações, estudos dos materiais, criação de monografias, etc.

Dentro da conservação e restauro, de bens móveis ou imóveis, nas áreas de papel, azulejo, cerâmica, etc.

Dentro dos trabalhos de investigação histórica contam-se a elaboração de monografias, biografias, leituras paleográficas, criação de documentários, etc.

Paralelamente a estes serviços, a cooperativa providenciará, para a comunidade, meios de conhecimento formais, não formais e informais sobre os acervos disponíveis e saber já produzido, através de debates, palestras, workshops, cursos breves, publicação de livros, de documentários e da realização de visitas a monumentos, conjuntos e sítios de valor patrimonial.


3 – Criação Contemporânea

No âmbito da Produção Contemporânea a Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL oferece, na prática, um conjunto de facilidades aos jovens artistas, de modo a que possam expor os seus trabalhos e os possam tornar conhecidos junto de vastos públicos. Para tal a Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL conta com vários espaços expositivos em vários locais na região em que se insere, tornando apelativa a criação.

A possibilidade de estar, ser, partilhar experiências e tertuliar na Academia Problemática e Obscura1, um espaço aberto a todo e qualquer indivíduo, em pleno centro Histórico de Setúbal, disponibilizado pela Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL possibilita o encontro dos criadores num espaço de liberdade e debate, sendo outra das mais valias oferecidas por esta cooperativa ao desenvolvimento dos talentos locais.

Organizações de concursos, ciclos de documentários e conversas - saraus com artistas nacionais e internacionais, criação de festivais, entre muitas outras actividades, procuram reforçar esta dinâmica criativa.


4 – Interculturalidade

Desde o primeiro esboço de ideia da Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL, que era ponto assente que esta organização seria criada para acolher os contributos de jovens voluntários europeus e mundiais, mercê do Serviço de Voluntariado Europeu, do Programa Juventude em Acção, da União Europeia. A Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL pretende tornar-se num centro de envio de jovens desta região para outros países no âmbito do voluntariado, bem como pensa poder vir a contar com voluntários de outros países a contribuírem e a enriquecerem as actividades que estão em perpétuo movimento.

Paralelamente a esta iniciativa humanista, a Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL conta a vir a ser a parceira da Câmara Municipal de Alcácer do Sal na criação e instalação do Museu do Escravo e do Negro que a autarquia pretende instituir em 2008.


1 Em 1721 é criada a Academia Problemática e Obscura de Setúbal. Trata-se da primeira e única academia sadina e uma das primeiras do país. A primeira sessão, a 30 de Maio, coloca o problema “Qual fizera mais, se Alexandre em conquistar o mundo, se Diógenes em desprezá-lo?”, tendo dois antagonistas. Estava assim criada a primeira instituição formal de Cultura, em Setúbal. Com ela, advém também um volume de produção artística e cultural impensável sem esse associativismo. As preocupações sobre a identidade sadina estão implícitas desde o início, visto que os seus membros ou são naturais de Setúbal, ou vivem nela e as reuniões são, igualmente, apenas nesta cidade. Ao contrário do que se tem pensado, esta academia não foi efémera, teve uma vivência até bastante longa, estando ainda activa nos anos 60 de setecentos. Nessa academia fundiam-se questões culturais, artísticas, musicais e poéticas, em fraterno debate. Eis a tradição e a identidade que o espaço pretende recuperar.

.

Sem comentários: