Historial de Actividades

Setembro de 2007

Dia 28Estreia do documentário Comenda, de Leonardo Silva, na Universidade Moderna – Pólo de Setúbal, no âmbito das Jornadas Europeias do Património em parceria com o Universidade Moderna – Pólo de Setúbal e Museus Municipais de Setúbal.

Dia 29Estreia do documentário Ser Conserveira, de Leonardo Silva, no Museu do Trabalho – Michel Giacometti, no âmbito das Jornadas Europeias do Património em parceria com o Universidade Moderna – Pólo de Setúbal e Museus Municipais de Setúbal.

Inauguração da exposição de fotografia, In Principium erat Lux – diálogos sadinos entre o património religioso e a arte contemporânea, de João Marques Pereira, nos estabelecimentos nocturnos de Setúbal – La Bohème e Baco, no âmbito das Jornadas Europeias do Património em parceria com o Universidade Moderna – Pólo de Setúbal e Museus Municipais de Setúbal.

Dezembro de 2007

Dia 7
Lançamento do livro Fé, Nação e Império – o pensamento político de D. Frei Amador Arrais, de José Luís Neto, em parceria com Outrora Edições.

Inauguração da exposição Zoilos Tremei! Posteridade, és minha! – Tributo ao Teatro Experimental Fonte Nova, em parceria com Teatro Estúdio Fonte Nova.

Dia 20 Jantar Teatral, com Graziela Dias (Actriz do Teatro Estúdio Fonte Nova) e José Maria Dias (Director Artístico do Teatro Estúdio Fonte Nova).

Janeiro de 2008

Dias 23, 24, 25 e 26
Participação na Plataforma Social de Setúbal, constituída por diversas ONG’s locais, com vista à celebração de “Por um mundo melhor” do Fórum Social Mundial.

Fevereiro de 2008

Dia 1
Inauguração da exposição Colectiva de Renata Barreto, Mariana Marques, Sofia Borges e Marisa Gonçalves.

Dia 8Documentário The Corporation, seguido de debate com os deputados Marisa Costa (PS) e Miguel Tiago (CDU).

Dia 15Jantar Cultural Ciclo Inezino, com Armando Nascimento Rosa (Dramaturgo).

Dia 21Documentário The Take, seguido de debate com Jaime Pinho (BE) e Joaquim Gonçalves (CDS).

Dia 22Inauguração da exposição Carlos Paredes, em colaboração com a Associação José Afonso, com música ao vivo.

Março de 2008

Dia 5Debate sobre os direitos dos animais e a saúde pública com Professor Doutor Francisco Assis-Costa e a Associação Sobreviver – Setúbal.

Dia 6Apresentação do jornal Mudar de Vida com José Mário Branco.

Dia 7 Jantar Cultural Ciclo Inezino, com Fernando Da Costa (Dramaturgo/Jornalista) e Regina Bronze (Medievalista).

Dia 14Jantar Cultural Vegetariano, de Teresa Pontes, com passagem de um documentário, em colaboração da Associação Vegetariana Portuguesa e da GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental).

Dia 28Jantar Cultural Ciclo Inezino, com João Aguiar (Romancista).

Abril de 2008

Dia 3 – Inauguração da exposição fotográfica de António Busca, Revisitar Abril, 30 anos depois, com cantares alentejanos.

Dia 4Jantar de poesia e literatura amorosa, com leituras de Graziela Dias (Actriz do Teatro Estúdio Fonte Nova) e António Serzedelo (Jornalista).

Dia 10Passagem do documentário Setúbal, ville rouge, acerca do 25 de Abril de 1974, seguido de debate com Albérico Afonso (Historiador).

Dia 11 – Passagem de documentários sobre o 25 de Abril de 1974, em Portugal, seguido de debate livre.

Dia 17 Apresentação do movimento FERVE (Fartos destes recibos verdes) e Precários Inflexíveis, com André Soares e João Pacheco (Jornalistas).

Dia 18Jantar Cultural Ciclo das Ordens Religiosas MilitaresOrdem de Santiago, com Carlos Russo dos Santos.

Maio de 2008

Dia 9
Jantar do Ciclo das Ordens Militares – Ordem de Santiago, com Regina Bronze e Isabel Lucas – Das estruturas sagradas (capelas e ermidas) às devoções.

Dia 15O Arquitecto e a Cidade, documentário sobre a reabilitação de Siza Vieira na Cidade Velha, em Cabo Verde, seguido de debate entre Luís Paixão, arquitecto e José Luís Neto, arqueólogo.

Dia 16Jantar-Debate, com a palestra A Cidadania e Ambiente, por João Bárbara.

Dia 29Inauguração da exposição Rostos Urbanos, do Espaço Triângulo A. C. M.

Junho de 2008
Dia 6 Jantar do Ciclo das Ordens Militares – Ordem de Santiago, com Cristina Alves e Carlos Russo dos Santos – Abordagem sócio-económica, o poder e a autonomia desta Ordem religiosa e militar.

Dia 7Colaboração nas celebrações do Dia Mundial do Ambiente, organizado pela Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado e apoio da Câmara Municipal de Setúbal, na produção e divulgação dos concertos ocorridos na Praça de Bocage.

Dia 12Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, El Laberinto del Fauno, realizado por Guillermo del Toro de 2006, com a duração de 112 minutos.

Dia 13Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, O Fascismo e o Estado Novo, pelo Fernando Rosas.

Dia 17Criação do Resarte (Rede de Criadores e Expositores de Setúbal), em colaboração com a Elucid’arte. Esta plataforma engloba a Escola Superior de Educação do IPS, a Universidade Moderna – Setúbal, Museus Municipais de Setúbal, MAEDS, Arte & Imaginação e diversos estabelecimentos de diversão nocturna.

Dia 19 – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem de filme, Libertárias, realizado por Vicente Aranda de 1996, com a duração de 125 minutos.

Dia 20Ciclo da Guerra Civil Espanhola, A Guerra Civil Espanhola, pelo João Madeira.

Dia 26 Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, Tierra y Libertad, realizado por Ken Loach de 1995, com a duração de 110 minutos.

Dia 27Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, Os Portugueses na Guerra Civil de Espanha, pelo Luís Farinha.

Julho de 2008

Dia 3 – Encerramento do Ciclo de sobre a Guerra Civil de Espanha, com a passagem do documentário Spanish Earth, realizado por Joris Ivens, em 1937 com a voz off de Ernest Hemingway, com a duração de 52 minutos e Setúbal e a Guerra Civil de Espanha, por Álvaro Arranja.

Dia 4Concerto intimista de Luís Azevedo Silva, no âmbito da digressão nacional de promoção do albúm “Austista”.

Dia 10Triologia Qatsi de Godfrey Reggio, com Koyaanisqatsi, de 1982, com a duração de 86 minutos.

Dia 11Jantar Cultural do Ciclo Padre António Vieira e o futuro da Lusofonia, com Paulo Borges e lançamento da revista “Nova Águia”.

Dia 17Triologia Qatsi de Godfrey Reggio, com Powaqqatsi, de 1988, com a duração de 99 minutos.

Dia 18Jantar Cultural do Ciclo Padre António Vieira e o futuro da Lusofonia, com Fernando Dacosta.

Dia 24 Inauguração do Painel celebrativo do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, em colaboração com o Espaço Triângulo – ACM, Caritas Diocesana de Setúbal e Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

Dia 31Concerto intimista de peças ibéricas, por Hugo Silva e convidados.

Agosto de 2008

Dia 1 Inauguração da exposição de pintura Salpicos, de Ana Cristina Sampaio e Luís Jorge.
Festa de 1.º aniversário da Prima Folia – Cooperativa Cultural.

Dia 6Triologia Qatsi de Godfrey Reggio, com Naqoyqatsi, de 2002, com a duração de 89 minutos.

Dia 7Debate sobre a cultura em Setúbal, entre Tiago Apolinário Baltazar e Carlos Tavares da Silva.

Dia 8Jantar Cultural do Ciclo Padre António Vieira e o futuro da Lusofonia, com António Marques Bessa.

Dia 25 e 26Ciclo ilustrado sobre a problemática do teatro nos Séculos XVI – XVIII – No âmbito do Festival de Teatro de Setúbal, em associação com o Teatro Estúdio Fonte Nova.

Setembro de 2008

Dia 1 e 2Ciclo ilustrado sobre a problemática do teatro nos Séculos XVI – XVIII – No âmbito do Festival de Teatro de Setúbal, em associação com o Teatro Estúdio Fonte Nova.

Sem comentários: