Programa de Outubro na Academia Problemática e Obscura

Dia 2, quinta-feira, às 21:30 horas Uma vitrina para a arqueologia, por Maria João Cândido, no âmbito das “Histórias da Margem Sul ”.

“Histórias da Margem Sul” visa constituir-se como um ciclo informal de reflexão em torno da memória colectiva de Setúbal e sua região, com vista à discussão de aspectos particulares e gerais sua da evolução histórica. A arqueologia faz parte das ciências históricas que oferecem um sentido de identidade a uma comunidade. Nesse sentido, a forma como essa informação científica é transmitida ao público assume-se como vector essencial da denominada divulgação científica. As estratégias de divulgação são o tema desta palestra.

Dia 3, sexta-feira, às 21:30 horas
Breve história da arqueologia sadina, por José Luís Neto, no âmbito das “Histórias da Margem Sul ”.

A história da evolução da arqueologia representa a história da evolução das nossas representações colectivas. A ideia de Setúbal e do setubalense, da sua natureza e dos agentes que intervêm nessa construção, são o tema desta conversa.

Dia 7, terça-feira, às 10:00 horas – Sessão de esclarecimento sobre Alzheimer, em colaboração com a Farmácia Leão Soromenho (Fonte Nova).

A Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva e irreversível que compromete irremediavelmente o cérebro causando alterações comportamentais profundas, dificuldade no raciocínio e na articulação do pensamento e diminuição da memória, com efeitos devastadores sobre o doente e sobre a família. Em Portugal são 60 mil as vítimas de Alzheimer.

Dia 10, sexta-feira, às 21:30 horas
– Debate, no âmbito do Ciclo de reflexão Setúbal: O Estado da Arte, sob coordenação científica de Fernando António Baptista Pereira, sobre o Património – ponto da situação, entre Fernando António Baptista Pereira e Joaquina Soares.

A inaugurar um novo ciclo, um debate do máximo interesse e intensidade, entre os directores do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, instituições guardiãs da memória colectiva da cidade e sua região.



Dia 16, quinta-feira, às 10:00 horas
– Prevenção de risco Cardiovascular, em colaboração com a Farmácia Leão Soromenho (Fonte Nova).

Esclarecimento sobre os factos de risco Cardiovascular, com a medição de tensão arterial e nível do colesterol, destinado à população da Fonte Nova. Terá de ter inscrição prévia.

Dia 17, sexta-feira, às 10:00 horas
– Início do 1.º concurso de artes plásticas da RESARTE (Rede de Expositores de Setúbal), no Centro Histórico Sadino.

Ver www.resarte.blogspot.com

Dia 23, quinta-feira, às 21:30 horas Debate, no âmbito do Ciclo de reflexão Setúbal: O Estado da Arte, sob coordenação científica de Fernando António Baptista Pereira, sobre o Arquitectura – ponto da situação, entre Luís Paixão e Luís Conceição.

Segundo debate, onde a arquitectura, o seu ensino e sua aplicação vão ser discutidos, por dois docentes de reconhecido mérito e valor, profundos conhecedores da realidade sadina, mormente por terem leccionado vários anos na licenciatura de arquitectura da Universidade Moderna – Setúbal.

Dia 24, sexta-feira, às 20:00 horas
– Jantar Cultural sob o tema Portugal, que futuro?, com Gonçalo Ribeiro Telles.

Gonçalo Pereira Ribeiro Telles (nascido em Lisboa 1922), arquitecto paisagista e dirigente político português. Militou na Juventude Agrária e Rural Católica, acentuando a sua oposição ao regime nas sessões do Centro Nacional de Cultura. Com Francisco Sousa Tavares, em 1957, fundou o Movimento dos Monárquicos Independentes, a que se seguiu o Movimento dos Monárquicos Populares, assumindo-se claramente contra a ditadura. Em 1967, aquando das cheias de Lisboa, impôs-se, publicamente, contra a política de urbanização do Governo. Após a Revolução de Abril, fundou o Partido Popular Monárquico, cujo Directório presidiu, o Movimento Alfacinha e o Movimento Partido da Terra, de que é Presidente Honorário. Figura notável do ambientalismo em Portugal, é Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, desde 1976. Assinou os projectos do jardim da Fundação Calouste Gulbenkian (com o qual recebeu, ex aequo, o Prémio Valmor de 1975) e o Jardim Amália Rodrigues, junto ao Parque Eduardo VII. Foi ainda o fundador da Licenciatura em Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora, onde é Professor Catedrático Jubilado Desempenhou o cargo de Ministro de Estado e da Qualidade de Vida no VIII Governo Constitucional, liderado por Francisco Pinto Balsemão. É dirigente da Convergência Monárquica, desde 1971.

Dia 30, quinta-feira, às 21:30 horas A questão portuguesa: uma perspectiva, por Teresa Pires.

Investigadora da Secção de História e Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, o curriculum de Teresa Pires é bem cohecido no mundo académico português. Este estudo trata-se de um ensaio sobre as raízes e dimensões existenciais dos portugueses, bem como das suas auto-representações.

Dia 31, sexta-feira, às 20:00 horas – Jantar Cultural sobre o fado e a sua poesia, com Gonçalo da Câmara Pereira.

Gonçalo Maria de Figueiredo Cabral da Câmara Pereira nasceu em Lisboa em 1952. Cantor e empresário de fado, é membro de uma família de fadistas, irmão de Nuno e Mico da Câmara Pereira e primo dos fadistas Vicente da Câmara, José da Câmara, Frei Hermano da Câmara e Teresa Tarouca. Começou a cantar fado nas festas da família. Saiu de Lisboa com quatro ou cinco anos, tendo vivido ainda no Funchal, na Covilhã e em Angola. A sua actividade enquanto fadista dividiu-se entre as apresentações em casas de fado e em espectáculos, a participação em discos de Nuno da Câmara Pereira (Fado! - 1988), Jorge Fernando (Oxalá -1993), O Melhor do Fado (1991) e Viva Portugal: O Grande Disco do Fado (1997). Além de se dedicar à interpretação de fado foi empresário teatral, tendo concebido, em 1989, os espectáculos "Um dia no Alentejo" e "Fado é Vida", este último com Teresa Tarouca, José e Mico da Câmara, entre outros. É empresário de fado, sendo proprietário das casas de Fado "Nove e Meio" e "O Páteo de Santana". Outras actividades a que se dedica incluem a agricultura, o hipismo, a tauromaquia e a política, tendo sido candidato à Câmara de Lisboa pelo Partido Popular Monárquico.

Sem comentários: