Sob o lema "SOS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS", algumas centenas de alunos e alunas de três escolas deslocaram-se e concentraram-se na Praça de Bocage, onde fizeram uma instalação/surpresa com centenas de bicicletas.
As escolas envolvidas foram:
Escola Secundária D. João II
Escola Básica 2/3 Bocage
Escola Básica 2/3 Luisa Todi
Tratando-se de um dos mais graves problemas com que se confronta a humanidade, as Alterações Climáticas estão a alertar cada vez mais para os perigos daí decorrentes, nomeadamente para a sobrevivência de muitas espécies e no fundo a nossa própria sobrevivência. O modelo de transportes dominante à escala planetária, baseado nos combustíveis fósseis, é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa e de outros poluentes e impactos negativos.
A urgência de construir rapidamente um novo modelo sustentável e amigo do ambiente é reconhecido por todos, ONU, governos, ambientalistas, cientistas, jovens, crianças. A escola tem capacidade, pessoal especializado e massa crítica e pode dar um contributo nesta luta, nesta causa. As condições para que as pessoas se possam deslocar a pé e de bicicleta, em segurança, nomeadamente para as escolas, fazem parte desse programa de medidas de que muito se fala por toda a parte, mas que pouco se concretiza.
Sem comentários:
Enviar um comentário