Outubro n'Academia Problemática e Obscura

6 de Outubro                                                                                  
Quinta-feira 21h30 

Ciclo de Cinema "Kusturica, as primeiras obras" :

"Lembras-te de Dolly Bell?" 
"Sjecas li se, Dolly Bell" 1981 - 105min
(Leão de Ouro Veneza 1981)

Sinopse:
Na Jugoslávia dos anos 60 ao som da música rock, a descoberta do amor, do sexo e do caminho para o comunismo através da hipnose. Na Jugoslávia dos anos 60, sob a mão-de-ferro de Tito, Dino é um adolescente que vive atormentado pelos sermões comunistas do pai, dos quais se liberta através do cinema, rock e hipnose, que acha bem mais interessantes que os ensinamentos marxistas. Entoando diariamente um mantra e acreditando no poder da auto-sugestão, ele entra no mundo dos criminosos suburbanos de Sarajevo e apaixona-se pela prostituta que foi encarregue de proteger, Dolly Bell.
Na sua primeira longa-metragem, galardoada com o Leão de Ouro em Veneza, Emir Kusturica põe já em cena os temas sociais e o delírio visual que se tornaram o traço fundamental da sua obra. É um início de carreira surpreendente: não será apenas este rapaz de dezasseis anos que não conseguirá esquecer Dolly Bell.



7 de Outubro                                                                             Sexta-feira 20h 


Jantar Cultural e Debate 
"A Revolta do Médio Oriente" com o jornalista Rui Araújo


Rui Araújo nasceu em Lisboa. Trabalha actualmente na TVI onde lançou, em Janeiro deste ano, a reportagem “Abutres”, que “revela aos portugueses a realidade de um país de corruptos, de gatunos, de vigaristas e de bandalhos, que se ocupam a lapidar os dinheiros públicos sem mais aquela. Esta extraordinária reportagem é emblemática do estado da Nação, um país podre, velhaco e em que a classe dirigente vive do esburgar descarado aos desgraçados que trabalham e sustentam esta parafernália de sanguessugas”.

Foi correspondente da RTP e da ANOP em Paris antes de integrar a equipa do programa Grande Reportagem – foi o primeiro jornalista português a entrar em Timor depois da invasão indonésia. Em 1967, participou na investigação do "Irangate" para a CBS News. Colaborou também na UPI, RFI, TSF, no Expresso, n'O Jornal e na revista Grande Reportagem - de que é co-fundador. Membro do International Consortium of Investigate Journalists, é colaborador do jornal Público e Le Point. Tem nove prémios de jornalismo. É autor de um livro sobre Timor e dos romances policiais “À Queima-Roupa” e “Lisbon Killer”, “A amante fatal”, “O Império dos espiões”, “Os náufragos do amor” e “Diário secreto que Salazar não leu”. Sonha com uma volta ao mundo de veleiro pelos cabos míticos.

Inscrições para jantar: 963683791/969791335

Jantar: 10 folias
               8 p/ folius divinus


14 de Outubro                                                                             Sexta-feira 21h30 



Iniciativa do Grupo Tertúlia e Liberdade com José Luís Félix.


EXIBIÇÃO DO FILME SOBRE A CRISE "INSIDE JOB", DIA 14, A PARTIR DAS 21h. EM SETÚBAL, NA COOPERATIVA PRIMA FOLIA COM DEBATE SOBRE A CRISE, SUA ORIGEM, OS SEUS RESPONSÁVEIS E SAÍDAS FORA DAS PROMESSAS POLÍTICAS E DOS SACRIFÍCIOS DO POVO.
 
A Tertulia Liberdade (www.tertulialiberdade.blogspot.com) vai exibir em 14 do corrente , sexta-feira,o filme "Inside  Job", a partir das 21H.,sobre os meandros da crise e legendado em português, na Cooperativa Prima Folia, situada em Setúbal, na Rua Fran Pacheco, 168, no centro da cidade. A exibição do filme será seguida de debate.
 
Temos o prazer de @ convidar a participar nesta sessão que, face à actualidade do tema e a posição da nossa Tertúlia, decerto conduzirá a um serão animado e ao apontar de caminhos que descubram uma saída para a armadilha em que as populações se vêm envolvidas.
 
O filme denuncia de forma clara as manigâncias dos senhores da banca, do capital e do estado, através de factos, entrevistas e documentalmente. Vendo este filme percebe-se como são feitas as negociatas dos produtos futuros, derivados e outros, como o dinheiro é sacado para benefício dos grandes comerciantes do dinheiro, os banqueiros e outros. E como as populações pagam tudo isso. Fica claro como surgiu a crise de 2008, paga pelos estados com os nossos impostos. E que hoje, novamente os mesmos peritos na fraude, com o apoio dos diversos estados, nos saqueiam quanto podem para socorrer os bancos e congéneres.
 
Queremos debater tudo isto, perceber as causas e descobrir caminhos novos para saídas reais. Sem promessas políticas ou de outra ordem.




20 de Outubro                                                                  
Quinta-feira 21h30 

Ciclo de Cinema "Kusturica, as primeiras obras" :
"O Pai foi em viagem de negócios"

"Otac na Sluzbenom Putu" 1985 - 129min
(Palma de Ouro Cannes 1985) 


Nasci num país onde a esperança, o riso e a alegria de viver são mais fortes que noutro sítio qualquer. O mal também. Ou se é criminoso ou vítima.
                                                                                                                     -Emir Kusturica


Sinopse:
Exuberante e comovente retrato da Jugoslávia na década de 50 vista pelos olhos do pequeno Malik, o filme tem lugar durante o período do Informbiro, quando a Jugoslávia corta relações com a União Soviética. Nesta época, ao mesmo tempo que o país tenta resistir às pressões de Estaline, muitas pessoas são deportadas pela polícia política na sequência de protestos contra o governo. Só que o pai de Malik é preso por motivos menos nobres: a descoberta do seu romance com a mulher de um funcionário do Partido. Acreditando que o pai está em viagem de negócios, Malik terá que enfrentar, sem ele, várias atribulações.



21 de Outubro                                                                               
Sexta-feira 21h30

Palestra seguida de debate "António Sérgio e António Oliveira Salazar semelhanças e diferenças" por Tiago Apolinário Baltazar
 

27 de Outubro                                                                            Quinta-feira 21h30
Ciclo de Cinema "Kusturica, as primeiras obras" :
"O Tempo dos Ciganos"
"Dom za vesanje"  1989-142min 
(Palma de Melhor Realizador para Emir Kusturica,  Cannes 1989)

Sinopse:

Um pertinente olhar pela cultura e tradição cigana, em que Kusturica aproveita para abordar questões sempre importantes, como as crises da adolescência e a sua passagem para o mundo dos adultos, com a natural destruição dos sonhos de criança. Com este filme, que tem a particularidade de ser o primeiro a ser integralmente falado na língua cigana.






28 de Outubro                                                                            Sexta-feira 21h30
"À Conversa com a Música de Intervenção"

Francisco Fanhais e João da Ilha tocam as suas músicas e falam-nos sobre as estórias e histórias das suas canções.








Sem comentários: