Exposição "Rostos Urbanos" dia 29 de Maio (Quinta-feira)

A partir de diferentes técnicas, esta exposição permite procurar a singularidade de rostos culturais e urbanos no Bairro da Bela Vista que demarcam olhares urbanos. Os diferentes movimentos do olhar interrogativo abrem caminho na opacidade de uma paisagem cultural/social que não se deixa ver, mas apenas prever.

Com percepções de mundo diferentes, cada um destas personagens urbanas têm uma história, uma visão de realidade. E essas múltiplas visões daquilo que chamamos de real vêm questionar o espectador nesta série de trabalhos realizados pelos próprios retractados que têm no ambiente urbano um de seus principais pontos de partida.

Estamos perante uma série de trabalhos que tratam de figuras urbanas de diversas formas. O foco está nas pessoas, que surgem de diversos olhares, com a aplicação de várias técnicas, mantendo a coerência do uso da matéria como recurso para atingir os mais variados efeitos.

Nesse sentido, é paradigmático o trabalho em que, num retalho de madeira num bloco de gesso ou mesmo numa tapeçaria de serrapilheira, temos apenas o esboço das silhuetas. Ela indica o início de uma jornada que inclui a intensa pesquisa com diversos materiais. Surgem, assim, rostos cobertos de cor e que nos convidam a uma observação mais distante e trabalhos com bastante matéria que exigem uma contemplação mais próxima para ver as texturas que foram alcançadas.

Sem detalhes nos rostos, são o retracto do caminhar pelo Bairro da Bela Vista. Pouco importa se são negros, brancos ou de uma diferente etnia. São, acima de tudo, silhuetas urbanas.
Os títulos de cada trabalho não são necessários. Seriam limitadores perante a amplitude mental de cada criação.
Com pouco conhecimento técnico, os Jovens do Triângulo usaram e abusaram de diferentes técnicas com muito sentimento, os Rostos Urbanos representados conquistam, fascinam e encantam, porque nos fazem pensar sobre o que é um bairro, uma cidade, um país, um mundo, como as pessoas vivem nela e como isso pode ser levado para as Artes Plásticas.

Sem comentários: