Ciclo de Cinema Julho - Tributo a Godfrey Reggio

Dia 10 de Julho, quinta-feira, às 21:30 horas – Triologia Qatsi de Godfrey Reggio, com Koyaanisqatsi, de 1982, com a duração de 86 minutos.

Koyaanisqatsi é um documentário. Koyaanisqatsi é um concerto visual de imagens em harmonia, com a música de Phillip Glass. Na realidade o filme tem início com os desenhos rupestres ameríndios, enquanto se ouvem os cânticos Koyaanisqatsi, que é um termo dos índios Hopi que corresponde ao conceito de Vida em Desequilíbrio. A partir daqui é uma impressiva e emocionante viagem sensitiva pelo mundo real onde vivemos. Incómodo, perturbador, uma arrebatadora obra-prima.

Dia 17 de Julho, quinta-feira, às 21:30 horas – Triologia Qatsi de Godfrey Reggio, com Powaqqatsi, de 1988, com a duração de 99 minutos.

Powaqqatsi, significa Vida em Transformação, é a segunda sequela da trilogia, explora as consequências do desenvolvimento tecnológico nos países em vias desenvolvimento e os efeitos que, a globalização de modelo ocidental, tem sobre estas sociedades. Perturbador filme, que nos obriga a uma profunda reflexão sobre os nossos valores e o papel que desempenhamos nas nossas vidas.

Em Agosto, na Academia Problemática e Obscura

Tudo o que é bom tem de ter um fim, pelo que Naqoyqatsi, que significa a Vida em Guerra, fecha esta trilogia.

Partindo da vida quotidiana, somos levados numa espiral que nos obriga a reflectir sobre as alterações de um mundo organizado segundo princípios naturais para este outro, determinado pela tecnologia, pelo sintético e pelo visual. Extremo, da intimidade ao espectacular, da tragédia à esperança, este último filme qatsi é uma experiência física e emocionalmente intensa.

Sem comentários: