Mosaico Celebrativo do Ano Europeu do Diálogo Intercultural

No dia 24 de Julho de 2008, foi inaugurado o painel de mosaico celebrativo do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, que está integrado na parede lateral do Centro de S. Francisco Xavier da Caritas Diocesana de Setúbal, sito na Praça Teófilo Braga, em Setúbal. Este mosaico é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses no Espaço Triângulo da ACM/YMCA, com os jovens moradores no Bairro da Bela Vista. O Espaço Triângulo é um Centro de Actividades de Tempos Livres, que visa a integração de crianças e jovens do Bairro da Bela Vista, tendo como objectivos principais a promoção de comportamentos e hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento infantil/juvenil.

Os objectivos deste trabalho, integrado nos ateliers de "Artes e Ideias" do Espaço Triângulo, estão relacionados com a desmistificação da imagem negativa do Bairro da Bela Vista, bem como, sensibilizar a população em geral para a Inclusão Social, daí esta obra se situar no Centro da Cidade

A orientação artística, de Ricardo Crista, permitiu que, através das visões plurais de cada um dos jovens, fosse criado um único painel. Nele se cruzam as cores do branco, azul e amarelo, evocação dos tradicionais painéis azulejares portugueses seiscentistas, numa alusão à globalização que a gesta marítima trouxe para a Europa e para o Mundo. Os mosaicos aludem, por si, à Roma Clássica, essa mesmo que juntou e ligou de forma inquebrável a Europa, a Ásia e a África. No painel vêem-se distintos caminhos, que a partir de certo ponto, se encontram. Os jovens retratados são os autores, ou seus amigos, independentemente dos tons das peles. Estes, entre outros motivos se encontram neste painel, que procuram dar-nos uma reflexão sobre o Diálogo Intercultural, através dos olhos destes jovens.

Com este painel procura-se recordar também o carácter miscigenado da milenar população setubalense, fruto dos encontros de distintas populações da Europa, África e Médio Oriente que, sedimentando-se ao longo de milénios, atestam essa positiva convivência com as diferenças, tradição esta que deve ser recordada e praticada nos dias de hoje, em que novas vagas migratórias aportam a Setúbal.

Este painel é o resultado de uma parceria entre o Espaço Triângulo do ACM, a Prima Folia – Cooperativa Cultural, CRL, a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e a Caritas Diocesana de Setúbal, que juntos se manifestam contra a indiferença.

Sem comentários: